• Redação

8 de Dezembro: Também é dia dele, "Cronista Esportivo" um turbilhão de emoções ...

Atualizado: 9 de Dez de 2020

Parabéns à uma classe que engrandece o esporte.



Escritor Nelson Rodrigues

Eudes Toscano (narrador esportivo) Ivam Bezerra( In-memorian) comentarista


Cronista esportivo é um técnico altamente especializado em emoções, lidando com alto grau de risco de parcialidade, com muito cuidado com a paixão ou repúdio na sua fala ou texto, podendo facilmente provocar reações e emoções! Um cronista esportivo é um jornalista categorizado em narrar momentos e lances de uma competição sob a forma emocional de uma crônica, um texto leve e literário. Nélson Rodrigues aparece como o grande nome da crônica esportiva nacional.

A emoção com que os grandes cronistas escreviam cabia perfeitamente no futebol, esporte que sempre despertou os mais variados sentimentos naqueles que o acompanham de perto. Os autores conseguiam trazer esta emoção dos campos para os folhetins e periódicos da época. As crônicas contribuíram para o crescimento dessa paixão


Alguns princípios básicos do jornalismo, como a busca pela verdade e a imparcialidade, fugiam a alguns textos de Nélson Rodrigues. Torcedor fanático do Fluminense, Nélson preferia emoção à razão. Era míope, isso o impedia de analisar completamente uma partida de futebol e comprometia a veracidade do texto. Em nosso país, a esmagadora maioria do jornalismo esportivo versa sobre futebol, o esporte mais popular no país.. A s famosas metáforas aliam-se às variáveis de cada evento , proporcionando o modismo característico da cultura brasileira trazendo um aspecto espetacular. Um simples movimento atinge um valor dourado e diferenciado . Aló você , a negra está lá dentro ; o relógio marca ; está meu filho , foi pro beleléu ; o jogo avança e o tempo diminui . O movimento da bola vai ganhando nuances imateriais ,”Um belo chute vira ““Tiro” e um movimento agressivo “investida”, o autor de vários gols “artilheiro”, um treinador igual a “estrategista, o jogador representa um grande general, se fizer muitos gols, vira “matador”…Um grande zagueiro “xerife, pensante “maestro, sem esquecer que toda equipe necessita do “carregador de piano” aliado ao incansável “coringa. Nestes moldes é que a figura mágica do cronista esportivo vai dignificando e desenhando o esporte como uma obra de valor inestimável.

Parabéns a todos os cronistas esportivos do Brasil e do mais longínquo recanto pelo árduo trabalho de satisfação e superação.


falaseriopb.com

Consultas Wikipédia, redes sociais e Nélson Rodrigues..

87 visualizações0 comentário