• Redação

AABE, de onde vinha o sol da primavera !

Atualizado: 1 de Set de 2020

Por Epitácio Dantas

1924 nascia o Banco da Parahyba e na primavera de 1929, o estado fundaria o Banco do Estado da Paraíba, tendo como sede a casa do Dr. José Vandregíselo na lagoa (pai do cantor Geraldo Vandré).

Na primavera de 1966, um grupo de amantes da pesca (Valdir Serrano, Geraldo Filgueiras, Orlando Xavier, Nau. etc..) que frequentavam a praia Ponta de Campina, repleta de pés de araçás, mangueiras, coqueiros, águas claras e areias brancas fundaram a AABE, o paraíso de ponta de Campina, sob os auspícios do Prefeito Damásio Franca e do Governador João Agripino!

Orlando Xavier foi o presidente estatutário sendo sucedido por Geraldo Filgueiras (construiu a palhoça à beira-mar e iniciou as casas de veraneios), Severino Amorim (Biu) o campo de futebol, Poços, iluminação. Rui Leitão abriu o caminho para a AABE com a ajuda do então Prefeito Luiz Alberto Coutinho (implementou refletores ampliando iluminação), Ricardo Sérgio, ampliando as casas bem auxiliado por José Meira, um administrador nato que revolucionou a frequentada AABE reformando o terraço. Sábados e domingos animados por Pinto de Acordeon , Canto Novo ,Maestro Villor . Ricardo Paulo dinamizando e inaugurando a AABE sede -Picuí capitaneada por Tarcísio Martins. Uma verdadeira devoção !




Os bailes e Vermelhos e Pretos narrados nas vozes famosas dos Ivans Tomás e Bezerra , Eudes Toscano , etc. Shows com Altemar Dutra ,Fevers , Renato e seus Blue Caps , as fogueiras , o São João os finais de semanas festivos e repletos até as palhoças a beira mar .No futebol , desfile de craques : Rivelino,Paulo César Caju , Carlos Alberto . Quartas , sábados ,domingos só se respirava esportes, comandados por Epitácio , Mílson , Laurimá , professor Duda e Cássio e os nossos craques : Odilon ,Mané Filé , Petronio ,Paulo ,Haroldão ,Miro ,Dissor ,Wellington , Claudio , Cabal ,Cleidson ,Nemésio , Jair , Geraldo Gomes , Dedé ,Esmeraldo ,Lúcio , Josivaldo ,Valões , Valter , etc ., só a nata ! Quem não conheceu, perdeu!


Em uma quinta-feira da primavera de 1990 veio a liquidação do Banco do Estado da Paraíba , no governo Collor, e a AABE , mesmo cambaleante , continuou na primavera de 1992. Carlos Alberto ( o Véi ), Epitácio Dantas , Alberto Aquino , José Meira , Paulo Hermance, ,Vania Moreira , Elisa ,Chagas, Francisco Oliveira , José Mouzinho, Dinart ,Vamberto Oliveira ,Nilson , Guerra entre outros nomes ,durante anos se doaram para tentar revigorar a associação . O fim era inevitável ! Sem recursos e sem apoio do banco , o Paraiban foi vendido ao Banco Real. E em uma triste primavera a AABE o paraíso de Ponta de Campina não resistiu e perdeu para a especulação imobiliária negociada a preços de necessidades.


A ansiosamente aguardada primavera, em que o sol glamouroso despertava as manhãs com a natureza em harmonia, conciliando a família e os amigos em uma só comunhão, já não mais existe…. A sinfonia das primaveras da AABE em ponta de Campina, já não mais se escuta...E o paraíso de ponta de Campina herdou só saudades e lembranças. Epitácio Dantas em pesquisa com amigos da AABE, Rui leitão, Tarcísio Martins, Ricardo Sérgio entre outros..










627 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb