• Redação

CHATÔ , a enciclopédia do ciclismo…

Atualizado: 26 de Jun de 2020


Em 28 de maio de 1975 , abre os olhos para o mundo em Campina Grande , Chateaubriand da Silva Lima , garoto sapeca de família humilde e trabalhadora que impossibilitados de sobrevivência na “ Rainha da Borborema “, migraram para a cidade de Soledade(Pb) à procura de novos traçados e rumos na tortuosa e íngreme ladeira das suas vidas . A paixão pelo ciclismo despertou ao observar , todos os dias , o campeão paraibano , nordestino e brasileiro José Felix , funcionário do Banco Brasil local , passar à sua porta treinando diariamente com sua bike multicampeã . Quis o destino , ver o pequeno Chatô ( como era apelidado ) perder os pais , se tornando órfão e sendo acolhido e adotado por José , o qual emprestou a sua magrela vencedora e o garoto Chatõ , já no primeiro embate , conquistou o seu primeiro troféu na vizinha cidade de Guarabira . Daí em diante , agraciado com a bike vencedora de José Félix , enfileirou títulos ,sagrando-se campeão paraibano nordestino e campeão da Copa America em diversas categorias sequencialmente até alcançar os mais altos degraus do ciclismo .

Hoje , ascendente empresário no ramo do ciclismo e na realização de eventos , Chatô representa um dos mais reluzentes nomes no universo ciclístico nordestino , ampliando seus espaços para a implantação e realização dos maiores eventos de Triathlon e Ciclismo da Paraíba ,tendo como pico , a tradicional Copa Chatô e os grandes passeios ciclísticos do estado , prova esta realizada tradicionalmente no dia 28 de maio , em sua homenagem.

Quando se fala em ciclismo no Brasil , no Nordeste e na Paraíba , tem-se que citar obrigatoriamente Chateaubriand da Silva Lima , Chatô , a Enciclopedia do Ciclismo..


Por: Epitacio Dantas

444 visualizações36 comentários