• Redação

Bar do Lipa: O lado pitoresco do Bairro da Torre…

Atualizado: 14 de Jul de 2020


16 de setembro de 2018, a Torre de luto, faleceu EURÍPEDES, o famoso LIPA , o mais polêmico e carismático dono de bar da cidade de João Pessoa !

10 de março de 1974 , um domingo de muita iluminação na história, nesse mesmo dia ,a TV Globo exibiu pela primeira vez o programa Os Trapalhões , a nave Apolo 9 retornou com segurança à terra , depois de sua viagem lunar e nasce no pitoresco bairro da Torre , o Bar do Lipa .

O itabaianense Eurípedes de Araújo , que saiu de sua cidade para vender confecções e passar jogo do bicho , na favela da Rocinha ( nessa época chama-se assim ! ) durante 15 anos . Ao chegar em João pessoa comprou a mercearia de NÉCO , uma construção de taipa e alvenaria protegida por cerca de varas , ambiente sem muito cuidado de conservação e de limpeza , porém muito querido e bem localizado , à época…


Durante muitos anos , reinou tranquilo no Bairro da Torre ,pela qualidade de seus tira-gostos, tendo o cardápio bastante limitado , porém com muita qualidade, destacando-se a bisteca de porco ,a galinha à cabidela , o arrumadinho , feijão verde , meiota com PPA ( Pé , Pescoço e asa !) , uma delícia de tira gosto e o miúdo feitos durante , os 44 anos de vida do itabaianense , que não possuía muito trato com a clientela , mas tinha espírito aglutinador , pois não vendia fiado e fechava pontualmente na sua hora causando constantes bate-bocas com os fregueses , que vez em quando deixavam de frequentar , mas sempre retornavam .



Caracterizado por famosos memes tais como : lhe paguei , veado é o bicho de hoje e onde o “quente era a cerveja “ e o famoso bota na conta ...! O mais antigo e carismático dono de bar de João Pessoa nunca vendeu fiado! Quis o destino que vizinho ao bar do Lipa , hoje residencia do recém falecido artista João Crisólogo , fosse fundada o clube do GREPE , onde todos os atletas eram oriundos da Torre e foram os primeiros clientes do famoso bar .No dia 16 de setembro de 2018 ,após ser vítima de AVC , Lipa se despediu dos guerreiros e amigos , mas deixou marcada sua passagem em nosso plano inferior , como um exemplar chefe de família ( todos os funcionários eram parentes) e um próspero comerciante de habilidade extrema ...

Muito obrigado Eurípedes pela linda história de vida e superação , Bar do Lipa poderia ser muito bem ser batizado como Lar do Lipa !


Epitácio Dantas.

340 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb