• Redação

Botafogo e Treze, " O clássico tradição da queda" vai ficar na historia de ambos.

Por: Ronaldo Belarmino



Botafogo e Treze entram em campo neste sábado (05) para mais um clássico tradição do futebol da paraibano.

Até aí nada de anormal. A história desses dois clubes se confunde com a própria história do futebol paraibano ao longo dos anos.

Botafogo e Treze já proporcionaram espectáculos para todos os gostos, alguns vibrantes com grandes decisões, outros bizarros, alguns melancólicos que mancharam o nosso futebol, como abandono de campo antes e depois do jogo, jogo terminado com brigas generalizadas, etc.

É claro que muitos só lembram dos bons momentos e esquecem os maus.

Mas no futebol nada se apaga, as conquistas serão sempre lembradas e os momentos tristes também.

Por exemplo, eu me lembro quando o Treze entrou em campo para um jogo contra o Botafogo no Almeidão e após cumprimentar a torcida se retirou na mesma hora, alegando que com José Clizaldo como arbitro não jogaria, e cumpriu. Lembro também do triste espetáculo no Amigão causado pelo atacante Vavá Metralhadora, num jogo que acabou com o pau quebrando entre os dois times, além de outros fatos.

Também não esqueço os grandes embates deste clássico que é chamado de “tradição” por ser o maior da Paraíba em todos os tempos.

Lembro que um dos grandes momentos tanto do Botafogo como do Treze, foi quando "O Anjo das pernas tortas", o Bi-campeão mundial Garrinha vestiu a camisa de ambos em dois jogos amistosos festivos..(Momento impar que ficou na memoria).




Garrincha no treze












Garrincha no Botafogo em 1973


Quando entrarem em campo neste Sábado pelo campeonato Brasileiro da série C, Botafogo e Treze serão protagonistas de mais um momento que se eternizará na história de ambos e que vai martelar na cabeça de uma das torcidas por muito tempo.

Acusações de favorecimentos pelo extracampo já começaram, e eu tenho medo disso! Lembram da Operação cartola? Pois é, tudo pode acontecer, inclusive nada...

É bom lembrar que ou o Botafogo, ou o Treze vai ser rebaixado para a Série D de 2021, e quem escapar pode respirar um pouco mais aliviado, mesmo sabendo que a campanha de ambos foi bizarra e muito inferior ao que merece a história do clássico tradição.

Tenho certeza que quem cair vai encontrar culpado pela queda, resta saber se vai assumir...

Infelizmente nosso pobre futebol ao invés de estar decidindo uma vaga de acesso à série B em 2021, vai decidir é quem cai para a última divisão do futebol brasileiro.


E ainda dizem que nosso futebol não deve nada a ninguém,

Dá para esquecer?


Ronaldo Belarmino

28 visualizações0 comentário