• Redação

Câmara aprova Voto de Aplauso a Ângela Bezerra de Castro por vitória na APL


A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, nesta quarta-feira (16), Voto de Aplauso para a escritora Ângela Bezerra de Castro pela vitória na histórica eleição para a presidência da Academia Paraibana de Letras (APL), mais importante instituição cultural do Estado da Paraíba. O projeto, de autoria do vereador Lucas de Brito (PV), foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes na sessão ordinária.

Nascida no município de Bananeiras, no Brejo paraibano, a professora lecionou português e literatura em escolas públicas, institutos e escolas técnicas da Paraíba. É membro da instituição desde 1999 e venceu a disputa, por 22 dos 28 votos dos presentes. Ângela Bezerra de Castro é graduada nos cursos de Direito e Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além disso, tem o título de mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Autora de vários livros de crítica literária, recebeu o Prêmio José Américo de Literatura em 1987 por sua "Releitura da Bagaceira: Uma Aprendizagem de Desaprender", publicada pela Editora José Olympio. Esta é a primeira vez na história, em 80 anos, que uma mulher é eleita para ocupar a presidência APL. “É realmente um momento histórico. Ângela, com sua inteligência e sensibilidade, certamente, ao lado de todo o Conselho Diretor e Conselho Fiscal, edificará o legado de fortalecimento dessa casa do saber que é a APL”, destacou Lucas de Brito.

Atual titular da Cadeira 31, que tem Epitácio Pessoa como Patrono, a acadêmica comandará a instituição pelos próximos anos. “Meu avó Joacil de Brito Pereira foi presidente daquela Academia e, agora, a sua amiga, de quem também somos amigos e admiradores, assume a missão que Deus e seus colegas acadêmicos, seus pares, lhe confiaram: a de ser a primeira mulher a presidir a APL. A Câmara lhe presta esta justa e merecida homenagem”, acrescentou o vereador.


Paulo Roberto B.Pereira

8 visualizações0 comentário