• Redação

Direto ao Assunto: Botafogo, "um filme na minha cabeça"


Quando eu falo, “está passando um filme na minha cabeça”, o bom entendedor sabe que estou me referindo a algo que ficou guardado na memoria e me faz voltar a ele, quando parece se repetir...

Pois bem, estou falando do nosso maior campeão estadual na Paraíba, o Botafogo Futebol Clube.

Há cerca de dez anos, o Botafogo vivia mergulhado talvez, na maior das suas incertezas, com dirigentes se aproveitando da sua estrela e pouco fazendo pelo clube. Lembro-me que inúmeras ações trabalhistas de funcionários, jogadores, comissão técnica, etc. viviam aterrorizando o clube naquele momento o que acabou contribuindo para o Botafogo passar dez anos sem conquistar sequer um estadual.

Quando comandou o clube em 1975, o ex-presidente (in memoriam) José Flavio Pinheiro Lima já profetizava e foi o primeiro a denunciar na imprensa a sua preocupação com uma minoria esmagadora que já ensaiava em se instalar no clube, fato que o saudoso Ivan Bezerra aproximadamente dez anos depois foi além, “o Botafogo tem mais alas do que escola de samba, disse o campeão de audiência testemunhando a situação que vivia a administração do clube”.

Mesmo com a seca de títulos e vários problemas na sua administração, a esperança de seu torcedor, em ver o Botafogo ressurgir nunca seria sepultada, uma luz no fim do túnel estava para surgir.

E eis que surge Nelson Lira Filho... Esse foi o Anjo que naquele momento chegou ao clube após dez anos de uma curta passagem pela presidência, quando deixou na memória, o ultimo titulo do clube até então o de 2003.

A partir daí, não poderíamos negar que Nelson foi um administrador vencedor, que além de resolver os problemas financeiros e trabalhistas do clube, além de unir aa alas, foi o presidente mais vitorioso da história do mesmo, com a volta dos títulos desejados pelo torcedor, como o Bi estadual de 2013 e 2014, sendo o de 2013 conquistado dentro de Campina Grande diante do maior rival, o Treze, num jogo memorável. E quem não se lembra do único titulo de Campeão Brasileiro do Futebol Paraibano ganho pelo Botafogo em 2013?

Hoje, esse filme volta à minha cabeça... Pelo que estou vivenciando neste atual momento do Botafogo, todas as lembranças negativas voltam.

O clube em crise, não se pode negar. Diretoria e elenco rachados. O escândalo nacional da Operação Cartola envolvendo o nome do Botafogo, quando diretores importantes, hoje banidos do futebol foram envolvidos e envergonharam o nome do clube, foi sem dúvidas o estopim pra estourar todo este momento que hoje passa o clube.

Fora das disputas do Paraibano 2020, não tem mais vaga na Copa do Brasil e está fora da Copa do Nordeste, ambos de 2021. Só resta como esperança a Série C do brasileiro pra tentar salvar sua historia com um acesso a série B de 2021.

Será que o clube vai voltar a passar mais dez anos sem títulos? Resposta extremamente desconfortável para quem já viveu no passado tudo isso.

Será que Nelson ainda volta a presidir o clube, ou, outro Anjo possa aparecer para salvar o clube? ...Tenho certeza que a torcida sonha com esse momento!


Ronaldo Belarmino

76 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb