• Redação

Nutricionistas e Lucas de Brito se unem por inserção dos profissionais nas políticas públicas...


Por: Paulo Roberto( O gladiador)


O dia do nutricionista, celebrado na última segunda-feira (31), foi marcado pela luta da categoria por mais reconhecimento profissional.

No momento em que o mundo enfrenta uma pandemia (Covid-19), a orientação para uma alimentação saudável se tornou assunto recorrente, especialmente por englobar questões como o aumento da imunidade. Contudo, a boa alimentação ainda não é uma realidade para muitos brasileiros. 

Dados de 2018, coletados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), mostraram que 80% da população buscam a alimentação saudável. Entretanto, 55,7% dos adultos do país estão com excesso de peso e outros 19,8% estão obesos, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, divulgada pelo Ministério da Saúde. Os números de João Pessoa são de aproximadamente 21,7% da população com obesidade e outros 56% acima do peso. 

“Esses índices ressaltam que há um desequilíbrio entre o desejo população pela alimentação adequada e as consequências de péssimos hábitos alimentares. Sabemos que há muitos fatores envolvidos, mas a falta de orientação profissional certamente é um deles”, destacou o vereador Lucas de Brito (PV).

O parlamentar acredita que facilitar o acesso ao nutricionista na rede pública deve contribuir para disseminar as informações em prol de melhores resultados. 

Lucas vem debatendo o assunto com os profissionais que atuam em João Pessoa e com entidades que representam a categoria. No ano passado, foi autor de uma audiência pública que tratou sobre a necessidade de intensificar as ações em defesa dos nutricionistas, realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). “Este ano, mesmo com a pandemia, conseguimos reunir um enorme grupo de profissionais, pesquisadores e representantes de entidades para ampliar o debate em torno da inserção nas políticas públicas do município”, reforçou. 

Como primeiros resultados, o parlamentar apresentou dois projetos que estão tramitando no legislativo pessoense. O primeiro estabelece um protocolo de higiene com as exigências mínimas para produção, preparo e comercialização de sushi e sashimi no município, considerando o crescente número de estabelecimentos especializados em culinária japonesa e o elevado risco sanitário de alimentos que são consumidos crus.   

O segundo projeto é uma demanda antiga da categoria e trata da inserção do atendimento nutricional em todas as Unidades Básicas de Saúde de João Pessoa, objetivando o tratamento e prevenção das doenças e comorbidades relacionadas à segurança alimentar. “A presença do nutricionista na comunidade é indispensável para a ação preventiva no combate às doenças físicas e mentais causadas pela falta de uma alimentação adequada. Por isso, seguimos atuando para que os profissionais sejam inseridos nas políticas públicas”, garantiu Lucas de Brito.

9 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb