• Redação

O Esporte é comigo: "GARRINCHA, o Ás de Ouro das Copas. "


Por: Epitácio Dantas


1933, nasce o melhor driblador da história do futebol. Lendário, popular, reverenciado por Pelé. Exímio cabeceador, estatura reduzida. Estrabismo, desequilíbrio da pelve, distrofia física: pernas tortas., valgismo nos joelhos, "O Anjo de Pernas Tortas" conquistou as copas de 1958 e 1962. Ganhador da Bola de Ouro, Chuteira de Ouro e bicampeão do Mundo,

– O São Cristóvão está de uniforme novo! Chile – 1962, contra os ingleses.

Manuel Francisco dos Santos natural de Pau Grande , Magé , Rio de Janeiro , nomeado Garrincha, alusão a um pássaro da região . Sucesso no campo e vida pessoal devastada . Inveterado , vários acidentes de trânsito, inclusive vitimando sua sogra. Namoro tumultuado com a cantora Elza Soares repleto de ciúmes, traições, agressões e humilhações . Catorze anos de idade, dividia-se entre América Fabril , Clube Pau Grande e Serrano de Petrópolis.



Adquirido pelo Botafogo por dois mil cruzeiros . Jogou 614 vezes, marcando 245 gols pelo clube , 20 gols em 26 jogos ( 1957 ) e convocação para a seleção . Contra a Fiorentina na Itália, driblou quatro defensores e o goleiro e então parou, e em vez de concluir , driblou o Robotti e depois marcou o gol. “Jogada irresponsável “ e garrincha em 1958 figurou no banco nas primeiras partidas..

“O goleiro deles não queria abrir as pernas. Fiquei esperando”.


Brasil x URSS escalado no lugar de Julinho, estreia da dupla "Garrincha e Pelé". ( jamais perderam atuando juntos).Driblou três adversários e carimbou a trave, depois tocou para Pelé, que também chutou na baliza. O jogo foi batizado de " Os três minutos mais incríveis do futebol ". Ao final , O Brasil 2 - 0. Contra a Suécia, Garrincha, um dos melhores jogadores do torneio , sagrou-se campeão e depois venceu a copa O’'Higgins e Oswaldo Cruz.

1962: "A Copa do Garrincha" , Brasil x Tchecoslováquia na final. Jogou com uma febre de 38 graus, Foi a segunda Copa do Mundo conquistada na era Garrincha. O salário de Garrincha à época, era 200.000 contos, o equivalente a irrisórios 12.000 reais (Pelé faturava 30.000 reais).


“Campeonatinho mixuruco, nem segundo turno tem!”

Juventus, Inter de Milão e Milan tentaram adquirir o jogador ( 750 mil cruzeiros e o Botafogo queria 1 milhão, o equivalente a 16 fusquinhas ). Problemas no joelho, inflamação da cartilagem , inchaço , sem ele a cota de participação cairia de doze mil para oito mil dólares. O clube não liberou , em 29 de setembro de 1964 se submete à cirurgia e nunca mais foi o mesmo !


Faleceu em 20 de janeiro de 1983, coma alcoólico no Rio de Janeiro, problemas financeiros e conjugais, sua procissão fúnebre do Maracanã a Pau Grande, atraiu milhões de fãs, amigos e ex-jogadores. Foi velado num caixão sob a bandeira do Botafogo.

Imbatível , ceifado e caçado a pauladas. Caía para se levantar. Incapaz de xingar ! Essa ternura fez de Garrincha uma potência no futebol (Nélson Rodrigues )

Aqui jaz em paz aquele que foi a Alegria do Povo, Mané Garrincha, o Ás de ouro das Copas!


Wikipédia, Ruy Castro, Armando Nogueira, revista Manchete, Placar, Redes Sociais.

161 visualizações0 comentário