• Redação

Nílton dos Santos, Jampa 24 horas de carinho.

Por: Epitacio Dantas


“ Enciclopédia do Futebol “, ao longo da vida, três camisas: Botafogo , Brasil e Treze de Campina Grande.. .15 títulos nacionais e 23 internacionais, bem poderia ser um clube. 1958 enfileirou o time da Áustria e marcou um gol épico e o pênalti em Collar da Espanha em 1962, após a falta , matreiramente saiu da área, o árbitro deu falta ! Nunca perdeu uma decisão!


Liderança e controle emocional em excelência :

“Garrincha, contumaz alcoólatra, nunca bebia quando me via, só um” copo de água".

Agosto de 1999 , Hotel Tambaú , João Pessoa , Dr. Zé Mário, Moreira e Dr. Fernando com outros ilustres botafoguenses aliados à JP-Fogo ( a primeira torcida do Botafogo carioca no Nordeste , composta com Joca , Ladilson e mais 48 fiéis ) , Enaltação ao ídolo , placa e lançamento do livro “Minha Bola , Minha Vida “ . Depois , relax na “feirinha de Tambaú “, até o primeiro sol do dia , em um fértil e delicioso papo de bola !”

– Dona Célia (sua esposa) estava esperando para dormir…E assim se foi!

Cochilo de hora e meia, minha esposa Lucidalva chama!

– Meu filho, tem um tal de Nílton Santos ligando para falar com você!

– Deixe de brincadeira, preciso dormir mais um pouquinho…

– Atenda o telefone meu filho , ele disse que é Nílton Santos!

- Epitácio deixe a preguiça homem , estamos na piscina do Moreira pro café ,só falta você ! disse Nílton e em 15 minutos , uniformizado alvinegro e pronto para saborear o suculento manjar botafoguense na casa do empresário Moreira . Curtimos o dia juntos e lá pela tarde , a cereja do bolo , Botafogo x América na TV Globo colado com Nílton Santos : Vagner ,César Prates ,Jorge Luiz , Bandochi e Leandro Eugênio , com a camisa 6 de Nílton.

“Difícil ver os jogos hoje, olha como o lateral trata a bola, Tenta logo se livrar dela! Os maiores laterais que vi jogar foram Júnior e Altair e pontas: Garrincha, Pepe e Zagalo!”

Pausadamente com muita sabedoria, Nílton respondia a todos e sempre argumentava com experiência , elegância e ensinamentos. Moreira teimava em formar zaga com Nílton nas peladas.

Contra o Bangu, em

Moça Bonita, já técnico do Bonsucesso, homenagens e vitória por 1 x 0, classificado para a Taça de Prata. Luizinho assistiu com Castor de Andrade e falou:

– Nílton, você vai ser demitido!

– Ué, ganhamos o jogo e a classificação …

– Pois é, o Bonsuça era para perder do Bangu!

-Pô, pensei que futebol era para ganhar e empatar! Ninguém me avisou nada!

Entre um gole e outro, Nílton tapeava, fazia que bebia, durante a noite toda duas doses de uísque e durante o dia, nem se fala: - Dona Célia não gosta, falava….

“Nunca fui de fazer exercícios sem bola – brigava muito com Paulo Amaral e ele pedia para sugerir a próxima série. Eu respondia, deitado olhando para o céu”….

Findo o jogo , ninguém lembrava mais do placar , todo mundo era vencedor . Nílton Santos , o mais completo jogador de futebol do mundo tinha que partir . Cantamos o “hás de ser , nosso imenso prazer . Tú és o glorioso não podes perder , perder pra ninguém “e aquele homem de ferro , imbatível e ao mesmo tempo emotivo ,sorriu docemente e foi embora ! Inesquecíveis 24 horas de emoções alvinegras …

“Eu que nunca perdi uma decisão na minha vida, como treinador perdemos o campeonato brasiliense pelo Taguatinga, não é bom ser treinador, você passa a depender dos outros”

Craque Brasileirão 1977 ,seleção do século segundo a FIFA (Mastercard World Football Team of 20th Century), o prêmio de 10.000 dólares foi doado para instituições de caridade e seus últimos gordos seis salários vencedores no Botafogo, doou aos funcionários do clube! Ídolo, faleceu em 27 de novembro de 2013 na Fundação Bela Lopes, no bairro de Botafogo, vítima de infecção pulmonar , com toda pompa e homenagens merecidas. Cinco meses após , morreu em Araruama, Dona Célia, esposa de Nilton Santos por mais de 40 anos. Ela tinha câncer no cérebro e estava com a família na cidade da região dos Lagos.

Tú em campo, parecias tantos, e no entanto, que encanto!

Eras um só, Nílton Santos!



“Mestre Nílton: Hoje estou realizando o sonho de felicidade de todas as bolas do mundo,

Ser tua para sempre, obrigada meu amor,

Consulta : Wilkipédia . Armando Nogueira e Minha Bola , Minha Vida .

243 visualizações0 comentário