• Redação

Palavras de Mestre: Professor Joubert Teixeira escreve "A Vida da Bola e a Bola da vida"


A VIDA DA BOLA & A BOLA DA VIDA

A bola nada mais é que um objeto esférico que poder ser chutado ou lançado.

Dizem os livros da pré-história que ela surgiu após alguém ter chutado uma pedra ou algo não muito pesado que tenha rolado; daí se percebeu que esse "objeto" poderia ser útil ou divertido.

Essa obviamente é a hipótese mais aceitável, uma vez que ninguém ao certo sabe como surgiram as primeiras bolas.

Arqueólogos descobriram desenhos realizados em cavernas há mais de 3000 mil anos, com homens segurando objetos esféricos feitos com pedras.

A história nos conta que por incrível que possa parecer, foram os chineses que inventaram a mesma, no século IV antes de Cristo. Dizem os livros históricos que a primeira bola foi criada por Fu-Hi - um dos cinco grandes governantes da região, que era um inventor apaixonado. A bola aqui em questão foi "fabricada" através do comprimento de várias raízes duras capaz de criar uma massa esférica, cobrindo essa mesma com pedaços de couro cru - desta forma surgia à primeira bola em sua forma "original".

Assim como já relatamos um pouco mais acima, a bola foi criada por volta de 2500 a 3000 a.C e a mesma fazia parte de um jogo denominado de "Tsu Chu", que foi o precursor do futebol.

1835 - A partir desta data começamos a contar a história da primeira "pelota" fabricada. A mesma foi projetada e fabricada por Charles Goodyear, que antes de criar o objeto aqui propriamente dito, patenteou a borracha vulcanizada, fabricando ou criando a primeira bola no ano de 1855.

1862 - Já nesta data, H. J. Lindon desenvolveu uma bola inflável, de borracha, que se conservava oval e firme, com uma forma alongada, na mesma forma da bola de rúgbi.

1894 - Aqui temos a primeira bola fabricada de borracha e coberta por couro cru, com uma costura bem grosseira no meio, o que na verdade criava um grande problema. Na hora de cabecear o objeto, a costura marcava a testa do jogador, (Muller, 2020).

Com isso, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido usadas como ferramentas para a caça do homem pré-histórico.

Um objeto criado pelo homem , que tem algumas hipóteses em sua criação, assim começa a ter uma grande trajetória na vida das sociedades quer sejam pré-históricas ou civilizadas.

Este objeto, foi ao longo dos tempos, servindo ao homem de várias maneiras. Esportivas, bélicas, lúdicas e até decorativas. Mas sempre com uma finalidade específica e extremamente atrativa.

Não podemos negar que os seres humanos sempre tiveram uma atração especial por este objeto esférico , redondo e que se desloca no espaço com uma leveza incrível. Por vezes picando no solo, por vezes em velocidade no solo ou no ar, mas sempre com admiração por quem o impulsiona.

Até no filme Náufrago (2000), de Robert Zemeckis, o personagem Chuck Noland (Tom Hanks) é um inspetor da Federal Express (FedEx). Seu avião cai em alto mar e ele chega em uma ilha. Ali encontra uma bola de couro , a qual da vida , chamando-a de Sr. Wilson.

Wilson, hoje, dificilmente é pronunciada sem que se lembre do melhor amigo de Chuck na solitária ilha. A bola da marca chegou a receber um prêmio da Associação Broadcast Film Critics, sendo nomeada como "O melhor objeto inanimado em um filme”.

Vejam o que é possível fazer com um objeto que hoje seguramente é o mais popular do planeta.

A bola, é o objeto de desejo de todas as crianças no mundo inteiro. É impressionante o que uma bola pode causar de alegria num ser humano. Este movimento de deslocamento , kique , possibilidade de usar as habilidades corporais no contato com ela, fazem a cada momento , novas formas de manobras, quer sejam manuais, podálicas ou através do uso de um outro complemento como é o caso dos jogos com raquetes, tacos.

A bola , tem sido o melhor instrumento de socialização, encontro de amigos, confraternização de pessoas.

Quantos são os meninos e meninas que possuindo uma cola, conseguem sair do estado de timidez e fazer novas amizades?

A bola é algo indescritível em momentos de grande prazer de uma conquista esportiva. Ela chega a ser guardada na estante de muitas pessoas como um troféu de uma vitória .

Podemos citar os jogos manuais: Volei, basquete, handebol, bilhar, golfe, sinuca, taco, arremesso de peso, bolinha de gude, futvolei,nilcow, tênis, tênis de mesa, espiribol.

Jogos podálicos : futebol, futsal, futenis e punhobol.

Jogos de salão: bocha, boliche

Jogos lúdicos: todos que envolvem a bola como implemento até mesmo na ginástica de solo.

Dizendo isso, podemos afirmar que não existe nada em termos de material esportivo que possa superar este objeto esférico, redondo de várias texturas e confecções chamado BOLA.


Pensando assim, muitas são as empresas no planeta terra que produzem a cada momento , todos os tipos de bolas cada vez com maior qualidade, fruto de pesquisa em laboratórios químicos a procura de materiais mais resistentes e duradouros.

Parabéns aos que inventaram a BOLA para que o mundo pudesse se deleitar com seu uso e os habilidosos oferecerem a beleza plástica com seus malabarismos.

Que assim seja para sempre , a bola se assemelha ao formato de nosso planeta como bem podemos ver no filme do cinema mudo O Grande Ditador em que Charles Chaplin atira a bola para o alto com desenhos do planeta terra , mostrando o domínio total sobre a mesma.

A bola é em todos os momentos a melhor forma de expressão da própria vida.

Pensando assim, algumas pessoas deram vazão a esta proposta, confeccionando este maravilhoso objeto.

Um grande empreendedor , Clovis Ludwig , no município de Bom Princípio –RS, nos anos 90, começou a produzir bolas para as modalidades de futebol, vôlei, futsal e futebol além da bola de espiribol para jogos em escolas e praças.

Esta atitude, fez com que o custo final de uma bola fosse reduzido oportunizando muitas crianças poderem adquirirem este produto.

Hoje , com exportação para a América do Sul e Europa, as Bolas Ludwig passaram a ser também referência no Punhobol, uma vez que sua qualidade compete com outras marcas do mercado.

Muitos clubes das mais diversas modalidades no Brasil, já personalizaram suas bolas com a Ludwig e as considerações sobre elas são sempre as melhores. Você também poderá se certificar disso.

Prof. Jober Teixeira Jr.

Pós graduado futebol/futsal

Autor de livros de futebol

Comentarista esportivo

2 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb