• Redação

POR ONDE ANDA?..

Edinanci Fernandes da Silva



No judô, a Paraíba apresentou ao mundo uma atleta fenomenal. Edinanci Fernandes da Silva, natural de Sousa, sertão do Estado, nasceu em 23 de agosto de 1976, mas, ainda garota, se mudou com a família para Campina Grande, onde começou a treinar judô aos 15 anos, por recomendação médica, já que sofria de labirintite. Após ter seu potencial para o esporte descoberto, ela se mudou para São Paulo.

Não demorou muito para ela brilhar para o mundo. Representando o Brasil, Edinanci conseguiu medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de 2003, na República Dominicana, e na edição dos jogos em 2007, no Rio de Janeiro, se tornando a primeira judoca brasileira a faturar ouro em duas edições consecutivas da competição. A paraibana também faturou medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô, nas edições de 1997 e 2003.

Em 1996, quando se preparava para competir em sua primeira Olimpíada, realizada em Atlanta, Edinanci se viu diante de uma polêmica. Ela teve que passar por um teste de feminilidade, o que a levou a participar dos jogos psicologicamente abalada. Por duas décadas, Edinanci Silva foi referência nas categorias médio (72kg) e meio-pesado (78kg) no judô feminino brasileiro. Em 2010, ela decidiu se aposentar.


fonte: Pbtotal - foto: google

45 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb