• Redação

Primeira etapa da nova Epitácio será entregue nesta quarta

Avenida Epitácio Pessoa, um dos principais corredores de João Pessoa, passa por intervenções orçadas de R$ 8,5 milhões desde janeiro de 2020



O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), entrega, às 9h desta quarta-feira (12), a primeira etapa da obra de requalificação da Avenida Passeio Epitácio Pessoa dando sequência às inaugurações em comemoração pelos 435 anos da cidade, e vistoria a continuidade dos trabalhos.


“A maior intervenção já realizada no principal corredor da Capital, feita com recursos próprios, dará um novo conceito à via – o de avenida passeio -, aliando tecnologia e urbanismo, fazendo da avenida que liga o Centro Histórico totalmente revitalizado à região da praia, uma ampla área de compartilhamento e de permanência pelas pessoas”, disse a prefeitura.

A Avenida Epitácio Pessoa, um dos principais corredores de João Pessoa, passa por intervenções orçadas de R$ 8,5 milhões desde janeiro de 2020.


A Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia.

Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 metros quadrados (m²) de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.

“Será uma Avenida pronta para receber a população com qualidade e, ao mesmo tempo, garantir mais fluidez e eficiência ao transporte público”, explicou a secretária Municipal do Planejamento, Daniela Bandeira.

A avenida

A Epitácio Pessoa, que teve construção iniciada na última década de 20, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população.

A via recebeu 448 pontos de iluminação em LED e 7,4 km de faixas exclusivas para o transporte público. A Epitácio tem também semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. A avenida é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.

10 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb