• Redação

"Quando a Primavera chegar, eu quero estar junto a tí"...Por Epitácio Dantas...

A Primavera acontece entre o inverno e o verão sendo favorável ao reflorescimento da flora terrestre.



O solstício e equinócio marcam o início das estações do ano e estão relacionados à incidência dos raios solares e à inclinação da Terra. Esses fenômenos astronômicos representam, então, o movimento aparente do Sol e ambos ocorrem duas vezes por ano em cada hemisfério. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em junho e em dezembro. As flores são uma das características da primavera , que por ser uma data equinocial, o dia e a noite têm a mesma duração na linha do equador durante a estação, os dias vão se tornando mais longos e as noites, mais curtas. A estação é característica na maioria dos países deste hemisfério, aqueles mais distantes da Linha do Equador e com as quatro estações bem definidas, tanto nos localizados mais ao norte, como a Rússia, quanto os localizados mais ao sul, como o Japão, onde no início da primavera ocorrem os tradicionais festivais populares para observar a floração das cerejeiras e o fim da hibernação animal...

No Brasil, as quatro estações não são bem definidas , no entanto, com a chegada dessa estação, as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar no nordeste, a estação seca continua e as temperaturas dobem , o que é característico na região o ano inteiro, já na região norte ,as chuvas aumentam gradativamente, especialmente entre outubro e novembro. As temperaturas não mudam muito e costumam ser altas o ano inteiro, no centro-oeste e sudeste, as chuvas ficam mais intensas e mais frequentes e muitas vezes são acompanhadas de ventos fortes e granizo . No sul do Brasil, onde o clima é subtropical e as quatro estações são bem definidas, a primavera tem as características tradicionais, como o aumento gradual da temperatura e o reflorescimento da flora.



Os animais que hibernam no inverno, costumam deixar suas tocas, muitas vezes com filhotes.. As borboletas e as abelhas costumam ficar mais ativas e, com a polinização, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

Estação mais poética e aglutinadora , na primavera transparece a natureza viva emoldurando o clima ameno sobre as paisagens .As acácias e os ipês florescem em um desenho de magia e sedução…Quando a primavera chegar , eu quero estar junto a tí (Tim Maia adaptação )


Por Epitacio Dantas

Pesquisa Wikipédia e Brasil escola ...

126 visualizações0 comentário
Receba nossas atualizações
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Twitter ícone social
  • YouTube
  • iconfinder_social-11_1591847

© 2020 Fala Sério Pb